25
Setembro
2015
0
//www.danilomachado.com.br/media/user/images/original/imagens_blog001_j5.png

HIERARQUIA DAS NECESSIDADES HUMANAS SEGUNDO ABRAHAM MASLOW

Criado: 25 Setembro 2015 | Atualizado: 18 Outubro 2015
Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
Um líder que tenta motivar sua equipe de forma genérica, sem saber que cada pessoa possui um fator de motivação distinto, é certamente um líder frustrado...

Um líder que tenta motivar sua equipe de forma genérica, sem saber que cada pessoa possui um fator de motivação distinto, é certamente um líder frustrado . É como ouço de pais com mais de um filho dizerem quando um dos filhos se mete constantemente em confusões: “criei todos do mesmo jeito e não consigo compreender porque fulano me dá tanto trabalho”. O problema tanto do gestor frustrado quanto do pai desolado é que ambos estão usando o mesmo remédio para doenças diferentes.
Na década de 60 o psicólogo americano Abraham Maslow teorizou sobre a idéia de que os seres humanos vivem para satisfazer as suas necessidades, com o objetivo de conquistar a sonhada autorrealização plena e a partir deste conceito criou a Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow, onde afirma que as necessidades humanas são preenchidas em determinada ordem hierárquica e que um indivíduo, muito raramente, é persuadido a buscar uma necessidade posterior antes de ter suprido uma necessidade anterior.
Maslow elaborou um esquema em forma de pirâmide para melhor explicar a sua teoria também conhecida como a Pirâmide de Maslow, observe:

“• Necessidades fisiológicas: está é a base da Pirâmide, onde estão as necessidades básicas de qualquer ser humano, como a fome, a sede, a respiração, a excreção, o abrigo e o sexo, por exemplo.

• Necessidades de segurança: é o segundo nível da hierarquia, onde estão os elementos que fazem o indivíduos se sentirem seguros, desde a segurança em casa até meios mais complexos, como a segurança no trabalho, segurança com a saúde (planos de saúde) e etc.

• Necessidades sociais: é o terceiro nível da Pirâmide. Neste grupo estão as necessidades de se sentir parte de um grupo social, como ter amigos, constituir família, receber carinho de parceiros sexuais e etc.

• Necessidades de Status ou Estima: é a quarta etapa da Pirâmide de Maslow, que agrupa duas principais necessidades - a de reconhecer as próprias capacidades e de ser reconhecido por outras pessoas, devido a capacidade de adequação do indivíduo. Ou seja, é a necessidade que uma pessoa tem de se orgulhar de si própria, sentir a admiração e orgulho de outros indivíduos, ser respeitada por si e pelos outros, entre outras características que envolvam o poder, o reconhecimento e o orgulho, por exemplo.

• Necessidades de autorrealização: este é o topo da Pirâmide, quando o indivíduo consegue aproveitar todo o potencial de si próprio, com auto controle de suas ações, independência, a capacidade de fazer aquilo que gosta e que é apto a fazer, com satisfação. 

Existem algumas particularidades em relação as etapas da Pirâmide de Maslow que devem ser levadas em consideração:

1 Uma etapa deve ser saciada (pelo menos em parte) para que o indivíduo passe para o próximo nível da hierarquia.
2 As necessidades da autorrealização nunca são saciadas, sempre que uma necessidade se sacia, surgem novas ânsias e objetivos.
3 As necessidades fisiológicas nascem com os seres humanos e são as mais fáceis de serem saciadas, ao contrário das outras etapas.
4 Quando se conquista determinados elementos de um grupo de necessidades, o indivíduo sempre se motiva em conseguir atingir mais objetivos.
5 As necessidades insatisfeitas, ou seja, que não conseguirem ser cumpridas, implicam reações negativas no comportamento do indivíduo, como frustrações, medos, angústias, inseguranças e etc." Texto entre aspas contribuição: ( http://www.significados.com.br/piramide-de-maslow/)

Assim sendo, é preciso compreender em que nível de necessidades, se encontra a maioria das pessoas da equipe ou pelo menos as mais influentes do grupo. Pois se tentarmos motivar um grupo ou equipe que ainda não supriu suas necessidades básicas com Status e Estima, provavelmente surtirá menor efeito, do que motivar esse mesmo grupo com promoções do tipo: ganhe um aumento de X% ou ganhe a sua casa própria que estão mais adequados com as necessidades do próximo nível, ou seja, necessidade de segurança.

Danilo Machado

O que você achou desta informação?


0

 

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
Gil Santana
30 Novembro 2015 | 09:52 am

muito show!!!


E-mail protegido, também não gostamos de SPAM

Sua mensagem foi enviada com sucesso!