Um líder que tenta motivar sua equipe de forma genérica, sem saber que cada pessoa possui um fator de motivação distinto, é certamente um líder frustrado . É como ouço de pais com mais de um filho dizerem quando um dos filhos se mete constantemente em confusões: “criei todos do mesmo jeito e não consigo compreender porque fulano me dá tanto trabalho”. O problema tanto do gestor frustrado quanto do pai desolado é que ambos estão usando o mesmo remédio para doenças diferentes.
Na década de 60 o psicólogo americano Abraham Maslow teorizou sobre a idéia de que os seres humanos vivem para satisfazer as suas necessidades, com o objetivo de conquistar a sonhada autorrealização plena e a partir deste conceito criou a Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow, onde afirma que as necessidades humanas são preenchidas em determinada ordem hierárquica e que um indivíduo, muito raramente, é persuadido a buscar uma necessidade posterior antes de ter suprido uma necessidade anterior.
Maslow elaborou um esquema em forma de pirâmide para melhor explicar a sua teoria também conhecida como a Pirâmide de Maslow, observe:
“• Necessidades fisiológicas: está é a base da Pirâmide, onde estão as necessidades básicas de qualquer ser humano, como a fome, a sede, a respiração, a excreção, o abrigo e o sexo, por exemplo.
• Necessidades de segurança: é o segundo nível da hierarquia, onde estão os elementos que fazem o indivíduos se sentirem seguros, desde a segurança em casa até meios mais complexos, como a segurança no trabalho, segurança com a saúde (planos de saúde) e etc.
• Necessidades sociais: é o terceiro nível da Pirâmide. Neste grupo estão as necessidades de se sentir parte de um grupo social, como ter amigos, constituir família, receber carinho de parceiros sexuais e etc.
• Necessidades de Status ou Estima: é a quarta etapa da Pirâmide de Maslow, que agrupa duas principais necessidades - a de reconhecer as próprias capacidades e de ser reconhecido por outras pessoas, devido a capacidade de adequação do indivíduo. Ou seja, é a necessidade que uma pessoa tem de se orgulhar de si própria, sentir a admiração e orgulho de outros indivíduos, ser respeitada por si e pelos outros, entre outras características que envolvam o poder, o reconhecimento e o orgulho, por exemplo.
• Necessidades de autorrealização: este é o topo da Pirâmide, quando o indivíduo consegue aproveitar todo o potencial de si próprio, com auto controle de suas ações, independência, a capacidade de fazer aquilo que gosta e que é apto a fazer, com satisfação.
Existem algumas particularidades em relação as etapas da Pirâmide de Maslow que devem ser levadas em consideração:
1 Uma etapa deve ser saciada (pelo menos em parte) para que o indivíduo passe para o próximo nível da hierarquia.
2 As necessidades da autorrealização nunca são saciadas, sempre que uma necessidade se sacia, surgem novas ânsias e objetivos.
3 As necessidades fisiológicas nascem com os seres humanos e são as mais fáceis de serem saciadas, ao contrário das outras etapas.
4 Quando se conquista determinados elementos de um grupo de necessidades, o indivíduo sempre se motiva em conseguir atingir mais objetivos.
5 As necessidades insatisfeitas, ou seja, que não conseguirem ser cumpridas, implicam reações negativas no comportamento do indivíduo, como frustrações, medos, angústias, inseguranças e etc." Texto entre aspas contribuição: ( http://www.significados.com.br/piramide-de-maslow/)
Assim sendo, é preciso compreender em que nível de necessidades, se encontra a maioria das pessoas da equipe ou pelo menos as mais influentes do grupo. Pois se tentarmos motivar um grupo ou equipe que ainda não supriu suas necessidades básicas com Status e Estima, provavelmente surtirá menor efeito, do que motivar esse mesmo grupo com promoções do tipo: ganhe um aumento de X% ou ganhe a sua casa própria que estão mais adequados com as necessidades do próximo nível, ou seja, necessidade de segurança.
Danilo Machado
0
 
muito show!!!
Inscreva-se agora