13
Janeiro
2019
0
//www.danilomachado.com.br/media/user/images/original/captura-de-tela-2019-01-05-a768s-174441-u0.png

COMO NÃO GASTAR MAIS DO QUE GANHA (parte1)

Criado: 13 Janeiro 2019 | Atualizado: 13 Janeiro 2019
Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
Hoje vamos abordar o primeiro deles e vou te dar 10 passos para você resolver de uma vez por todas o problema de continuar a gastar mais do que ganha e passar a ter fluxo de caixa positivo. Combinado?

Existem 3 passo essenciais para quem está em busca do sucesso econômico-financeiro:

1° - Fluxo de caixa positivo;
2° - Construir renda passiva;
3° - Ter um plano de investimento que multiplique e proteja seu capital.

Hoje vamos abordar o primeiro deles e vou te passar 10 passos para você resolver de uma vez por todas o problema de continuar a gastar mais do que ganha e passar a ter fluxo de caixa positivo. Combinado?

1° Passo - AUTORRESPONSABILIDADE

Você precisa chamar essa responsabilidade de controlar as suas finanças pra você. É você quem está lendo este texto, ou seja, você já está indo atrás da informação então você tem que parar de colocar a culpa nos outros e fazer você mesmo as mudanças que precisam ser efetuadas.
É muito comum transferirmos nossa responsabilidade para nosso conjugue ou para os filhos ou para o governo e a economia ou para quem quer que seja desde que não seja para nós mesmos. Se assim for, a responsabilidade de fazer da sua vida um sucesso estará em outras mãos que não as suas e aí será impossível de se obter os resultados que você gostaria de conseguir.

No entanto temos os seguintes fatos:

- Existem pessoas que assim como você possuem um conjugue que não ajuda ou que gasta demais e mesmo assim elas conseguem prosperar;
- Existem pessoas com 2, 3, 4 filhos e que mesmo assim conseguem prosperar;
- Existem pessoas que vivem sob as leis dos mesmos governante que você e mesmo assim conseguem prosperar;
- Existem pessoas que vivem na mesma economia que você e mesmo assim conseguem prosperar.
Então onde está o MISTÉRIO?

“Para que as coisas mudem, VOCÊ precisa mudar. Para que as coisa melhorem, VOCÊ precisa melhorar. “ - Jim John

2° PASSO - CONTROLE DO ORÇAMENTO

Este aqui é um clássico. Eu fico realmente impressionado com as respostas quando eu vou fazer um atendimento pessoal ou quando estou numa palestra ou num curso presencial e faço a pergunta que gostaria de fazê-la também para você agora:

- Quanto você GASTOU no mês passado?

Então a maioria começa a pensar e a contar nos dedos. O meu aluguel foi X a prestação do carro foi Y a escola das crianças foi Z…
Aí eu pergunto para pessoa:
- Espere um pouco, você está fazendo esta conta agora? Você não sabe? É isso mesmo?

Se você também está neste ponto, se você tá fazendo as contas agora significa que você não tem um livro caixa, uma planilha ou nenhum controle de gastos pessoais. Estou certo?
Se assim for, eu deixei disponível na primeira página deste site uma planilha de gastos pessoais de Presente para Você, é só baixar e começar usar hoje mesmo.
Lembre-se de que rege as regras da boa educação que nunca se pode recusar um presente…ok?

Não ter seus números anotados numa planilha é um grande problema e se você acha que gasta mais ou menos R$ X saiba que eu posso apostar com você que na hora que você coloca isso uma planilha esse valor pode chegar até 30% a mais do que você está pensando.

3° PASSO - CORTE SUAS FONTES DE CRÉDITO

Elimine-as definitivamente ou pelo menos diminua a influência delas no seu orçamento.
Cheque especial, cartões de créditos, empréstimos pré-aprovados são armadilhas para o menos atentos. Ter um limite disponível e pedir para não usar é o mesmo que colocar uma deliciosa torta de chocolate sobre a mesa e pedir para as crianças não tocarem nela. Simplesmente não funciona.
Você precisa entender que os juros no Brasil são os mais caros do mundo e essas modalidades de crédito acima citadas são as mais caras do Brasil. O seja, se você cair numa taxa de juros de *296,8% ao ano como as dos cartões de crédito ou de *305,7% ao ano como as do Cheque Especial, só um Super Herói das Finança para te ajudar a sair de lá.
Faça um favor a si mesmo. Ligue para seu gerente e peça para ele retirar o cheque especial da sua conta e cancele os cartões de crédito.
Mas se você realmente se acha capaz de andar com um cartão de crédito por ai ou ainda precisa usá-lo por algum motivo, faça o seguinte:
Limite o seu crédito a no MÁXIMO 20% do seu rendimento.
Por exemplo: se você ganha cinco mil reais por mês o limite máximo do seu cartão de crédito deve ser mil reais e nenhum centavo a mais. Por que assim você sempre conseguirá pagar a fatura integralmente na data de vencimento, evitando pagar juros abusivos.

4° PASSO - CORTE DESPESAS

Despesa é que nem unha, tem que cortar todo mês. Se você não corta elas irão crescer e começar a incomodar.
Se você não tem um controle orçamentário, se você ainda não sabe o quanto entra o quando sai, se não coloca na ponta do lápis fatalmente as suas despesas vão tender a crescer sempre.
Todo mês eu corto despesas no meu orçamento de casa. Todo mês sempre tem uma que foge do controle e todo mês eu sempre tenho algo a fazer a esse respeito. Você precisa fazer isso também.

5° PASSO - TENHA UMA RENDA EXTRA

Apesar da negativa dos governos a nossa inflação está bem maior do que os números oficiais, nós sentimos isso todos os dias quando vamos ao supermercado, abastecemos o carro de combustível ou pagamos uma conta de energia elétrica.
E o grande fato que somos obrigados a aceitar é que o salário das pessoas não cresce na mesma proporção que os preços. Isso você já entendeu e agora temos duas opções:

A -Irmos as ruas e exigir das autoridades que resolvam o problema de uma vez por todas;

B - Chamar a responsabilidade pra você e dizer bem alto: eu vou resolver essa parada aqui em casa custe o que custar! E não vou ficar esperando o governo ou quem quer que seja resolver meus problemas.

A opção B me parece a mais rápida de se executar. Se você pensa como eu, então o que você precisa fazer é buscar um jeito de aumentar o seu ganho com mais uma fonte de renda, uma renda extra que te gere lucro. É ÚNICA FORMA DE SE GANHA PARA INFLAÇÃO.
Existem mil tipos de renda extra que você pode fazer - em breve vou escrever um artigo com as 10 mais interessantes fontes de renda extra que você pode fazer a partir de casa - ela servirá como um equalizador para equiparar os seu ganhos com a inflação que corrói o seu seu salário e seu poder de consumo.

Com uma renda extra baseada no lucro sempre que os preços subirem o valor da mercadoria ou serviço que você passa a comercializar também subirão e por isso você sempre vai estar tendo a possibilidade e a oportunidade de equilibrar o que você ganha com a inflação.
A inflação aumenta mês a mês, ano a ano então o mesmo deve acontecer com os seus rendimentos. Concorda?

Continuaremos com os outros 5 passos no próximo artigo…

* fonte https://istoe.com.br/juros-do-cartao-de-credito-e-do-cheque-especial-sobem-em-novembro/

O que você achou desta informação?


0

 

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM

Sua mensagem foi enviada com sucesso!