08
Setembro
2015
0
//www.danilomachado.com.br/media/user/images/original/leya_bolg001_f1.png

09 ATRIBUTOS DA LIDERANÇA

Criado: 08 Setembro 2015 | Atualizado: 25 Setembro 2015
Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
Sabendo agora que o líder não nasce pronto e que sim, essa habilidade pode ser desenvolvida resta-nos saber quais parafusos devem ser calibrados a fim de se ter uma liderança melhor e mais eficaz.

Sabendo agora que o líder não nasce pronto e que sim, essa habilidade pode ser desenvolvida resta-nos saber quais parafusos devem ser calibrados a fim de se ter uma liderança melhor e mais eficaz. A revista Forbes pesquisou quais os atributos mais comuns existentes entre os maiores líderes do mundo e chegou a 09 pontos principais.

Confira quais são eles:

Honestidade

Aqui é o ponto chave para qualquer relacionamento duradouro. Mas quando se está na dianteira de um grupo de pessoas que têm a responsabilidade de transpor a sua empresa ou seu time para o próximo nível, essa característica se torna ainda mais relevante.
O seu time, a sua equipe, será uma cópia do que você é e será também a sua marca no mercado. Portando, um líder desonesto vai criar um grupo desonesto que terá má reputação e certamente uma empresa de vida curta.
E lembre-se que eles sempre farão o que o virem fazendo e não o que ouviram você dizer.

Capacidade de delegar

Se você é o tipo: "se quer bem feito faça você mesmo”, saiba que o crescimento da sua empresa estará limitada ao seu próprio trabalho e capacidade física. Para um negócio crescer é necessário mais autonomia e menos burocratização dos setores. Não delegar funções sugere uma incapacidade de desenvolver as habilidades dos seus liderados, o que vai gerar uma sobrecarga sobre seus ombros, mais frustração por metas não alcançadas e mais insegurança nos membros da equipe.
A dica da Forbes é a seguinte: "A chave para a delegação é identificar os pontos fortes de sua equipe, e se concentrar neles. Descubra o que cada membro da equipe gosta de fazer mais. Provavelmente, se eles acham que a tarefa é mais agradável, vão acabar se dedicando mais. Isto não só irá provar a sua equipe que você confia e acredita neles, mas também irá liberar o seu tempo para se concentrar nas tarefas de nível superior, que não devem ser delegadas. É um equilíbrio simples, mas que terá um enorme impacto sobre a produtividade do seu negócio."

Comunicação

Organizar suas idéias e pensamentos em sua cabeça é uma coisa, passar essa informação de forma clara e precisa para que todos recebam a mesma mensagem sem ruído é outra coisa bem diferente.
Meu irmão é piloto de avião e por muitas vezes voei com ele num monomotor e aprendi algo interessante que trago até hoje para minha comunicação com as pessoas, principalmente para com o meu time de trabalho. Notei que quantas vezes pousávamos e decolávamos, tantas vezes ele repetia o mesmo procedimento de checagem (instrumentos, flaps, nível de combustível, etc…).
- Você já não vez isso a 1h atrás antes de saírmos, porquê está fazendo novamente?
- Porque se no trajeto esse cabo do flap se desgastar, não teremos uma segunda chance para resolver o problema lá em cima.
Então sempre que dou uma ordem ou explico uma nova idéia ou projeto sempre checo se todos entenderam do jeito que está em minha mente, pedindo que me expliquem o que entenderam. E nunca, jamais, uso o atalho da dedução para supor que todos entenderam a mensagem. Esse pequeno cuidado evita muitos transtornos e perda de tempo desnecessários.

Confiança

Quem é pai ou mãe já deve ter notado que quando seu bebê está aprendendo a andar e
toma os primeiros tombinhos eles primeiro olham para você para só então decidirem se a queda merece um choro ou não. Se você apenas acompanhar com um olhar despreocupado ou incentivá-lo a se levantar ele vai seguir em suas tentativas de explorar o ambiente, mas se você fizer uma cara de espanto ele irá abrir o berreiro e vai ficar paralisado esperando que você o pegue no colo.
Conduzir um negócio é em grande parte resolver problemas, uns menores, outros maiores. Mas como líder você sempre precisa estar calmo e confiante, pois sua equipe está o tempo todo olhando para você e se o vêem desesperado, nervoso ou descontrolado com alguma situação eles logo ficarão preocupados e em desespero também. Portanto, por mais grave que possa parecer a situação mais importante do que ficar calmo é transmitir confiança para seu time de que tudo ficará bem. Isso eleva o moral da equipe e os mantêm dentro do foco o que é crucial em momentos de crise.

Compromisso

Não a nada mais inspirador do que ver o líder pegar no pesado. Se você quer ter um time realmente produzindo você precisa ser o primeiro a dar o exemplo.
O grande Walt Disney se abaixava para pegar um papel sujo quando andava pelos seus parques. "Aqui todos são responsáveis pela limpeza…"
Vejo alguns líderes defendendo horas extras e trabalho aos domingos enquanto postam no facebook festas e passeios de iate. Você realmente acha que isso vai funcionar?!
Se você quer realmente fazer a diferença seu time precisa ver seu comprometimento com a sua marca, com a sua empresa e para com eles mesmos.
Outra coisa importante é cumprir suas promessas. Se prometeu três dias num cruzeiro quando a meta for alcançada, por favor, dê a eles uma semana! Isso vai demonstrar que você se preocupa com eles e você vai ter de volta mais respeito e admiração.

Atitude positiva

Não a nada mais desafiador do que trabalhar dentro de uma psicosfera densa e nebulosa. É um desastre para os negócios. O seu ambiente de trabalho deve ser harmonioso e um pouco de humor cai muito bem, aumenta a produtividade. Algumas das maiores empresas do mundo (Google, Apple,Facebook ) mantêm um ambiente informal, descontraído e algumas já permitem até a companhia dos animais de estimação.
Você já deve ter entrado numa loja onde as pessoas estavam desanimadas, com cara de poucos amigos. Diga-me, o que você comprou de lá neste dia?

Criatividade

Um plano, por melhor elaborado que seja, nem sempre dá tão certo quanto deu em sua mente e no papel. Sempre pode haver um detalhe ou outro que foi ignorado ou era desconhecido até se manifestar. Além disso existem as variáveis que você não pode controlar e nem prever, como um revés da economia, uma puxada de tapete de um concorrente, a morte de um membro crucial da equipe. Tudo isso desafia a sua liderança e é neste momento que a sua capacidade de adaptar o plano a nova realidade vai ser testada. O líder deve ser o provedor de soluções, o decodificador das idéias que são jogadas na mesa.

Intuição

Segundo a Forbes: “Quando se conduz uma equipe através de águas desconhecidas, não há nenhum roteiro sobre o que fazer. Tudo é incerto, e quanto maior o risco, maior a pressão. É aí que a sua intuição natural tem que aparecer. Dirigindo sua equipe através do processo de suas tarefas do dia-a-dia podem ser guiados por fatos científicos. Mas quando algo inesperado ocorrer, ou você é jogado em um novo cenário, a sua equipe vai esperar novas instruções. Recorrer a experiência do passado é um bom exemplo de como resolver a situação, por isso é muito importante conselhos de um mentor. Eventualmente, porém, as decisões difíceis recairão sobre seus ombros e você vai precisar depender de seu instinto para as respostas. Aprender a confiar em si mesmo é tão importante quanto sua equipe aprender a confiar em você."

Capacidade de inspirar

Dar ordens é muito fácil. Inspirar alguém é algo que separa um chefe de um líder.
Inspirar é como dar aos outros uma visão do futuro, é emprestar os seus olhos para que todos saibam exatamente onde o seu plano/projeto irá levá-los. É empolgante ouvir um verdadeiro líder falando dos seus projetos para o futuro, de como as metas vão se encaixando umas as outras até termos um panorama geral de como tudo vai ser no futuro e de como o trabalho de cada um é extremamente importante para que a empresa ou o time atinja um novo patamar e como todos, sem exceção, serão beneficiado quando tudo estiver pronto e terminado.
Esse é o modelo de liderança que acredito que deve ser desenvolvido por quem busca o título de "Líder Nato”.

fonte: http://www.forbes.com/sites/tanyaprive/2012/12/19/top-10-qualities-that-make-a-great-leader/

Danilo Machado

O que você achou desta informação?


0

 

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
Janina Jacino
02 Abril 2016 | 12:47 am

Seus conselhos são pontuais e muito importantes. Acredito mesmo que é o mínimo do mínimo para alguém que deseja ser um verdadeiro líder e ter uma equipe comprometida. Parabéns e saudações.


E-mail protegido, também não gostamos de SPAM

Sua mensagem foi enviada com sucesso!